sábado, 17 de abril de 2010

17 de abril - Dia do hemofilico no Brasil

Hemofilia é o nome de diversas doenças genéticas hereditárias que incapacitam o corpo de controlar sangramentos, uma incapacidade conhecida tecnicamente como diátese hemorrágica. Deficiências genéticas e um distúrbio autoimune raro podem causar a diminuição da atividade dos fatores de coagulação do plasma sanguíneo, de modo que comprometem a coagulação sanguínea; logo, quando um vaso sanguíneo é danificado, um coágulo não se forma e o vaso continua a sangrar por um período excessivo de tempo. O sangramento pode ser externo, se a pele é danificada por um corte ou abrasão, ou pode ser interno, em músculos, articulações ou órgãos. É a falta dos fatores de coagulação - a hemofilia A tem falta do fator de coagulação VIII, a hemofilia B tem falta do fator de coagulação IX e a hemofilia C tem falta do fator de coagulação XI. A hemofilia A é a mais comum, ocorrendo em 90% dos casos.

Alguns fatos históricos ocorridos neste dia:


1535 - Antônio de Mendoza é nomeado o primeiro rei da Nova Espanha, no México.
1582 - Hernando de Lerma funda a cidade argentina de São Felipe de Lerma, atual Salta.
1797 - Uma frota inglesa, defendida pelo governador General Ramon de Castro, ataca São João de Porto Rico, com intenção de conquistar a ilha.
1897 - A Turquia declara guerra contra a Grécia.
1898 - Guerra de Cuba: o Senado dos Estados Unidos proclama a independência da ilha de Cuba por 67 votos contra 21.
1925 - O general Gerardo Machado é eleito presidente de Cuba pelo Parlamento.
1989 - Os uruguaios legitimam, com 57,22% de votos, a lei que perdoa os militares da ditadura.
1919 - A Assembléia Nacional Francesa aprova a jornada de trabalho de oito horas.
1923 - O XII Congreso do Paritdo Comunista da União Soviética é aberto. Stalin e a direção do partido são muito criticados.
1931 - O Partido Comunista Brasileiro convoca os trabalhadores a fazer a marcha da fome, no Rio de Janeiro. A polícia, chefiada por Batista Luzardo, proibe a manifestação e reprime grupos de operários.
1934 - Leon Tróstki é expulso da França.
1941 - Segunda Guerra Mundial: a Iugoslávia se rende perante os ataques da Alemanha.
1941 - As tropas britânicas entram no Iraque.
1943 - Hitler exige que a Hungria prenda todos os judeus do país.
1943 - Na cidade do México, Jacques Monard é sentenciado a 20 anos de prisão pelo assassinato de Trotsky, um dos líderes da Revolução Russa de 1917 que se exilou no México.
1956 - Os Estados Unidos apresentam o avião Lockheed F-104 Starfighter, que possui velocidade dobrada e pode transportar armas atômicas.
1958 - A Exposição Universal, inspirada nos acontecimentos científicos, é inaugurada em Bruxelas. Participam da exposição 51 nações e várias organizações internacionais.
1961 - Cerca de 1,4 mil exilados cubanos nos Estados Unidos desembarcam na baía de Cochinos (Cuba), em uma tentativa frustrada de derrotar Fidel Castro.
1965 - Numa das maiores manifestações contra a guerra do Vietnam, 15 mil jovens norte-americanos participam de um protesto em Washington.
- O ex-beatle Paul McCartney lança seu primeiro disco solo depois da separação do grupo.
1975 - As forças comunistas do Exército Vermelho entram em Pnom-Penh, a capital de Camboja.
1983 - Um incidente diplomático retém por 50 dias no Brasil 4 aviões líbios com armas para a Nicarágua.
1986 - Três reféns britânicos, seqüestrados no Líbano, são assassinados, como forma de represália pela utilização de bases aéreas britânicas pelas forças dos Estados Unidos que bombardearam a Líbia.
1987 - Após uma tentativa frustrada de golpe de Estado contra o governo das Filipinas, uma pessoa morreu e três ficaram feridas.
1996 - Em confronto com a polícia, 19 trabalhadores sem-terra foram mortos em Eldorado dos Carajás, no Pará.
1997 - A Marcha dos Sem-Terra chega à Brasília. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário