domingo, 18 de abril de 2010

18 de abril - Dia Nacional do Livro Infantil

O Dia Nacional do Livro Infantil foi escolhido pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, em homenagem ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato. Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882 e foi o criador da literatura infantil no Brasil. Autor de inesquecíveis histórias infantis, entre elas O Sítio do Pica-pau Amarelo, cujos personagens Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho e Emília, marcaram a história da literatura infantil. O livro faz toda a diferença na formação de uma criança. Embora estejamos na era da informática, as histórias infantis fazem a criançada viajar num mundo de fantásticas aventuras e encantam todas as idades. Fonte: www2.portoalegre.rs.gov.br

Fatos históricos ocorridos neste dia:

1506 - A primeira pedra é colocada na Basílica de São Pedro, em Roma, pelo Papa Julio II.
1791 - Revolução Francesa: tentativa de fuga do rei Luis XVI, de Paris.
1819 - Nasce Carlos Manuel de Céspedes, considerado o primeiro presidente cubano da República em Armas.
1847 - Na guerra entre os Estados Unidos e o México, as tropas do general Antonio López de Santa Anna são derrotadas pelas do general norte-americano Scott na batalha de Cerro Gordo.
1902 - Um terremoto destrói a cidade de Quezaltenango, a segunda mais importante da Guatemala.
1906 - Um terremoto devastador sacode São Francisco (Califórnia) e, após iniciar um grande incêndio, destrói totalmente a cidade de 400.000 habitantes.
1907 - Os Estados Unidos intervêm no conflito entre Honduras e Nicarágua, impondo a paz.
1942 - Segunda Guerra Mundial: os EUA realizam um ataque aéreo contra Tóquio.
1945 - O presidente brasileiro, Getúlio Vargas, concede anistia a todos os presos políticos.
1946 - A Sociedade das Nações é dissolvida, transferindo suas funções para a ONU.
1948 - A Democracia Cristã Italiana obtém a maioria absoluta nas eleições legislativas.
1949 - É proclamada formalmente a República da Irlanda.
1955 - Morre Albert Einstein, físico alemão nacionalizado norte-americano, autor da Teoria da Relatividad e vencedor do Prêmio Nobel de Física de 1921.
1955 - Começa a Conferência Internacional de Bandung (Indonésia), em que participam 29 países da Ásia e da África. Ttodos estavam reunidos para se lançar à guerra contra o subdesenvolvimento. Evidentemente, condenaram também o racismo e a dominação colonial.
1961 - Manifestações ocorrem na Argentina, Chile, México e Venezuela em favor do regime de Cuba e contra os Estados Unidos.
1966 - Começa a revolução cultural na China Popular.
1983 - Setenta e nove pessoas morrem, após dinamites explodirem entre as plantas da Embaixada dos Estados Unidos em Beirute.
1987 - Morre Cecil King, magnata da imprensa britânica.
1988 - Guerra Irã-Iraque: os Estados Unidos atacam as instalações petrolíferas iranianas na península de Fao, em apoio a uma ofensiva iraquianas.
1991 - Morre Gabriel Celaya, poeta e escritor espanhol.
1992 - O VI Congreso de Deputados da Rússia concorda em adotar uma nova Constituição, em que não permite ao presidente da Federação o direito de dissolver o Parlamento.
1995 - Morre Arturo Frondizi, político argentino, ex-presidente da República.
2001 - A Comissão dos Direitos Humanos da ONU condena a situação de Cuba e pede que as suas autoridades recorram à cooperação internacional para assegurar as liberdades fundamentais ao povo cubano. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário