quinta-feira, 22 de abril de 2010

22 de abril - Dia do descobrimento do Brasil



O mar estava calmo, como estivera durante todo o percurso. Os marinheiros, nos seus postos, atentos aos sinais de terra, percebem a presença de "ervas compridas", chamadas de "Botelho" e outras a que dão o nome de "rabo de asno". Era uma terça-feira das "oitavas da Páscoa", dia 21 de abril. Segundo os pilotos, devia haver terra entre "660 ou 670" léguas!

Na quarta-feira seguinte, pela manhã, a esquadra encontra "aves a que chamam de furabuchos". Era a confirmação inequívoca de que existia terra próxima. Passam-se algumas horas, até que, por volta das 15:00, "horas de véspera", um primeiro marujo pronuncia a famosa e esperada sentença: "terra à vista".

Alguns fatos históricos ocorridos neste dia:

1500 - Brasil é descoberto
1821 - Dom Pedro, filho de João VI (rei de Portugal), é nomeado regente da Coroa no Brasil.
1836 - Ocorre a batalha de São Jacinto, quando Samuel Houston, junto de voluntários dos Estados Unidos, derrota as tropas mexicanas do general Antonio López de Santa Anna. Este último acaba preso.
1851 - Rafael Carrera toma posse do cargo presidencial e inicia uma ditadura na Guatemala.
1870 - Nasce Vladimir Ilich Ulianov, conhecido como Lenin, líder da revolução russa e criador do Estado Soviético.
1915 - I Grande Guerra Européia: pela primeira vez, gases asfixiantes são utliziados com fins bélicos.
1915 - O Teatro Nacional de Havana é inaugurado com a ópera Aida, de Verdi.
1929 - Termina o pleito de Tacna e Arica, origem das diferenças da política e das fronteiras entre Peru e Chile.
1971 - Morre Francisco Duvalier, ex-presidente do Haiti.
1975 - O Conselho Superior das Forças Armadas de Honduras destitui López Arellano.
1981 - Uma greve mobiliza 10 mil mineiros no Chile.
1984 - Uma pastoral formada por nove bispos católicos da Nicarágua, que faz o diálogo entre o governo e a guerrilha, começa a conhecer todas as igrejas do país.
1985 - O presidente argentino, Raúl Alfonsín, denuncia a existência de conspirações civís para levar as forças armadas a um Golpe de Estado.
1985 - Morre Tancredo Neves, presidente eleito do Brasil.
1992 - Uma série de explosões em cadeia por acumulação de gases em uma fábrica de Guadalajara (México) causa a morte de 190 pessoas e deixa 1.500 feridos.
1994 - Morre Richard Nixon, ex-presidente dos Estados Unidos.
1996 - Morre Jorge Teiller, poeta chileno.
1997 - Soldados peruanos assaltam a residência do embaixador do Japão em Lima e liberam 71 dos 72 reféns retidos pelo Movimento Revolucionário Tupac Amaru desde 17 de dezembro. Morrem os 14 seqüestradores e um refém.
2001 - É concluido, em Quebec, o III Encontro das Américas com o compromisso dos governos, com exceção de Cuba, de colocar em prática, antes de finalizar o ano 2005, uma área de livre comércio desde o Alasca até Terra de Fogo. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário