segunda-feira, 31 de maio de 2010

31 de maio - Dia da comissária de bordo


Em 1930, S. A. Stimson, presidente da companhia aérea Boeing Air Transport, idealizou a profissão de aeromoça. Ele criou uma equipe de anfitriãs aéreas que tinham conhecimentos de enfermagem. Em 15 de maio de 1930, oito aeromoças começaram a trabalhar na rota Oakland-Cheyenne. O comissário de vôo ou comissária, mais conhecida como aeromoça, é o tripulante de aeronaves comerciais, responsável pelo bem estar e segurança dos passageiros. Esta área de atuação profissional é o sonho de muitas moças em todo o mundo, pois traz a possibilidade de uma carreira consolidada, garantindo um futuro estável por um baixo custo e em curto prazo. Quem imagina que a função de um comissário de bordo é somente receber bem os passageiros e lhes dar todo o conforto necessário durante o vôo está enganado. O comissário é um técnico responsável pelo cumprimento das normas e procedimentos de segurança no avião. Para isso, ele recebe treinamento prático de sobrevivência na selva e no mar durante o curso, além de familiarização com os equipamentos de emergência disponíveis dentro de cada tipo de aeronave. É claro que o papel de anfitrião a bordo é de suma importância e aí um outro aspecto é relevante nessa carreira: o preparo psicológico. Pelas características do vôo, é comum o passageiro não estar à vontade e isso pode acarretar alterações de comportamento. Cabe ao Comissário saber identificá-las e tomar as atitudes convenientes para mantê-lo relaxado. Fonte: Guia dos curiosos

Alguns fatos históricos ocorridos neste dia:

1492 - Os Reis Católicos firmam um decreto de expulsão dos judeus de todos os seus reinos.
1594 - Morre Jacobo Robusti, Tintoretto, pintor veneziano.
1793 - Os extremistas da Convenção declaram os girondinos ou moderados como foras-da-lei, dando início ao período conhecido como Terror da Revolução Francesa.
1809 - Morre Joseph Haydn, compositor austríaco.
1820 - Fim da Inquisição no México.
1874 - Estréia, na Igreja de São Marcos de Milão, a Misa de Requiem que Verdi compôs para a morte do escritor Manzoni.
1878 - Naufraga na costa inglesa o encouraçado alemão Grosser-Kurfurst, causando a morte de 269 tripulantes.
1887 - Nasce Alexis Saint John-Perse, poeta francês, Prêmio Nobel de Literatura 1960.
1900 - Guerra de Transvaal: os britânicos tomam Johannesburgo e os boers, colonos holandeses da África Austral, retiram suas tropas para Pretória.
1902 - Tratado de Vereeniging, que põe fim à guerra dos boers contra o Império britânico.
1910 - As províncias do Cabo, Transvaal, Natal e o Estado Livre de Orange se unem para formar a União Sul-Africana.
1911 - Nasce Maurice Allais, economista francês, Prêmio Nobel de Economia em 1988.
1930 - Nasce Clint Eastwood, ator e diretor de cinema norte-americano.
1933 - A Grã-Bretanha consegue um armistício entre a China e o Japão.
1935 - Um terremoto destrói a cidade de Quetta (Paquistão) e morrem mais de 56 mil pessoas.
1939 - É firmado em Berlim um pacto de não agressão entre alemães e dinamarqueses.
1942 - Segunda Guerra Mundial: grande bombardeio de Canterbury (Inglaterra) pelos alemães, em represália ao feito em Colônia pelos britânicos.
1949 - Quebra das relações comerciais entre a URSS e a Iugoslávia.
1962 - Executado em Tel Aviv, por crimes contra os judeus, o ex-coronel das SS Adolfo Eichman, que havia sido seqüestrado na Argentina por agentes israelenses e levado a Israel.
1966 - Monges budistas atearam fogo sobre seus próprios corpos em Saigon, como forma de protesto contra a política do governo militar do Vietnã do Sul.
1970 - Forte terremoto na região andina peruana, que causa a morte de mais de 20 mil pessoas e deixa mais de 50 mil desaparecidos.
1974 - Síria e Israel fazem um acordo para a retirada das forças dos altos de Golan, com a mediação de Henry Kissinger. 1976 - Morre Jacques Monod, cientista francês, Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia 1965.
1991 - São firmados em Lisboa os acordos para pôr fim a 16 anos de guerra civil em Angola, que acabaram não se cumprindo.
1992 - Sérvia e Montenegro elegem os 138 deputados do Parlamento Federal para legitimar a criação da Nova Iugoslávia, proclamada em 27 de abril.
1994 - Os mísseis nucleares norte-americanos em terra e mar deixam de apontar para seus objetivos na antiga URSS.
1994 - O croata Kresimir Zubak é proclamado primeiro presidente da recém criada Federação musulmano-croata na Bósnia.
1995 - A Rússia formaliza seu ingresso na Associação para a Paz da OTAN.
2000 - O Congresso do Equador aprova a anistia geral para os militares rebeldes que protagonizaram a insurreição que derrubou o presidente Mahuad no início do ano. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário