quarta-feira, 5 de maio de 2010

5 de maio - Dia nacional das comunicações

Há 46 anos, o dia 5 de maio foi instituído como o Dia Nacional das Comunicações. Nessa data, em 1865, uma grande figura das telecomunicações brasileiras nascia em Mimoso, perto de Cuiabá (MT), doze dias antes da fundação da União Telegráfica Internacional, hoje União Internacional de Telecomunicações: o marechal Rondon. Rondon foi batizado com o nome de Cândido Mariano da Silva. Adolescente ainda, para não ser confundido com um homônimo de má reputação, passou a adotar o sobrenome Rondon.

Fatos ocorridos neste dia:

1494 - Cristovão Colombo descobre a ilha de Santiago, atualmente chamada Jamaica, durante sua segunda viagem à América.
1672 - Nasce Pedro I "O Grande", czar da Rússia.
1813 - Nasce Soren Kierkegaard, filósofo dinamarquês.
1818 - Nasce Karl Marx, economista, filósofo e socialista alemão, em Treves, no sul da Prússia Renana. Em 1847, Marx e Engels publicam o folheto O Manifesto Comunista, primeiro esboço da teoria revolucionária que, mais tarde, seria chamada marxista.
1821 - Morre Napoleão Bonaparte, imperador da França.
1859 - É firmado um tratado de navegação fluvial entre Brasil e Venezuela.
1877 - Porfirio Díaz é proclamado presidente do México. Ele dá inícia à ditadura no País, que durou 35 anos.
1890 - É promulgada a Lei do Sufrágio Universal na Espanha.
1924 - Nasce Leopoldo Torre Nilsson, cineasta argentino.
1925 - É promulgada a Lei do Sufrágio Universal no Japão.
1928 - Antônio Delfim Neto, economista e político brasileiro, nasce em São Paulo. Foi Ministro da Fazenda do general Costa e Silva (1967-69), sendo reconduzido pelo general Médici (1969-74). No governo Geisel, foi embaixador do Brasil em Paris.
1936 - As tropas italianas entram em Adis Abeba. Mussolini, então, declara que a Etiópia é território italiano.
1944 - Gandhi é liberado, por motivos de saúde, após 21 meses de detenção.
1948 - É declarada a independência do Estado de Israel, que logo teve que enfrentar uma guerra com todos os seus vizinhos.
1949 - É firmado o Tratado de Londres, que dará origem ao Conselho da Europa. Os primeros participantes são Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Dinamarca, França, Reino Unido, Irlanda, Itália, Noruega e Suécia.
1950 - O Arsenal de Marinha do Pará desapareceu com a criação da Base Naval de Val-de-Cans, que lhe herdou todo armazenamento das munições dos canhões. É uma parte da história da Força da Marinha na Amazônia (Brasil).
1953 - Uma rebelião militar no Paraguai destitui o presidente Federico Chaves. Uma Junta de governo é nomeada.
1961 - O astronauta norte-americano Alan Shepard realiza o primeiro vôo orbital, na cápsula Freedom-7.
1971 - A Organização de Estados Americanos (OEA) concede ao violoncelista espanhol Pau Casals o título de Cidadão Honorário das Américas.
1983 - O Instituto Pasteur de Paris consegue identificar o vírus da Aids.
1989 - O presidente iraquiano, Saddam Hussein, sofre um atentado a bomba, mas não é ferido. Seu Ministro de DRedação Terrasa, Adnan Jairalá Talfah, morre no incidente.
1990 - João Paulo II dá inicio a uma nova visita ao México. Dois dias depois, o México e o Vaticano restabelecem relações diplomáticas, após 130 anos de desentendimentos.
1999 - Mireya Moscoso é proclamada presidente do Panamá, após sua vitória eleitoral.
2000 - O presidente argentino, Fernando de la Rúa, enfrenta uma greve geral. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário