terça-feira, 1 de junho de 2010

1 de junho - Dia Mundial da Criança



Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Dia Mundial da Criança não é só uma festa onde elas ganham presentes, mas sim um data em que se pensa nas centenas de petizes que continuam a sofrer de maus-tratos, doenças, fome e discriminações. Depois da 2ª Guerra Mundial, em 1945, muitos países da Europa, do Médio Oriente e a China entraram em crise, ou seja, não tinham boas condições de vida, e as crianças dessas nações viviam muito mal porque não havia comida e os pais estavam mais preocupados em voltar à sua vida normal do que com a educação dos filhos. Alguns nem pais tinham! Como não tinham dinheiro, muitos pais tiravam os filhos da escola e punham-nos a trabalhar, às vezes durante muitas horas e a fazer coisas muito duras. Por esse motivo, em 1946 um grupo de países da Organização das Nações Unidas (ONU) começou a tentar resolver o problema. Foi assim que foi criado o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Apesar da sua criação, era difícil trabalhar para as crianças, uma vez que nem todos os países do mundo estavam interessados nos direitos da criança, daí que, em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças do mundo. É assim que o dia foi comemorado, pela primeira vez, a 1 de Junho desse ano. Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a afecto, amor e compreensão; alimentação adequada; cuidados médicos; educação gratuita; protecção contra todas as formas de exploração; crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.

Alguns fatos históricos ocorridos neste dia:

1533 - Fundação da cidade de Cartagena das Índias, na atual Colômbia.
1604 - Constituição pelos ingleses da Companhia das Índias, que dá início ao império colonial da Grã-Bretanha.
1796 - Nasce Sadi Carnot, cientista francês que estabeleceu as bases fundamentais da Termodinâmica.
1837 - Tratado de Tafna, que põe fim à guerra que a França vinha sustentando no norte da África.
1846 - Morre o Papa Gregório XVI.
1851 - Nasce Isaac Peral, inventor espanhol do submarino.
1898 - Guerra de Cuba: os norte-americanos dão início ao bloqueio de Santiago de Cuba.
1920 - É inaugurada em Berlim a primeira exposição do dadaísmo no mundo.
1924 - A fábrica Ford de Detroit coloca no mercado o automóvel de número 10 milhões.
1926 - Nasce Marilyn Monroe, atriz norte-americana.
1933 - Inauguração da Exposição Universal de Chicago.
1945 - Segunda Guerra Mundial: os aliados bombardeiam Osaka, a segunda cidade do Japão, que fica arrasada.
1946 - Detido e fuzilado em Bucarest como criminoso de guerra o ditador romeno Ion Antonescu, aliado dos nazistas.
1959 - Surge na Nicarágua uma revolução contra o presidente Somoza.
1962 - Os curdos reivindicam na ONU seu direito à independência.
1973 - É proclamada a República na Grécia, presidida pelo general Papadopoulos de forma provisória.
1985 - Um tornado arrasa grandes zonas de Ohio e Pensilvânia (Estados Unidos), causando a morte de 86 pessoas e milhares de feridos.
1987 - O primeiro ministro libanês, Rashid Karami, morre assassinado pela explosão de uma bomba no helicóptero que o transportava a Beirut.
1988 - Reagan e Gorbachov confirmam em Moscou o acordo EUA-URSS para a eliminação de mísseis de alcance intermediário.
1989 - Alfredo Cristiani assume seu cargo como presidente de El Salvador e faz uma oferta de paz que inclui o diálogo com a guerrilha do FMLN.
1990 - Bush e Gorbachov firmam em Washington um documento sobre a redução de armas estratégicas START, que prevê a diminuição em 30% dos arsenais nucleares.
1996 - A Ucrânia completa a entrega a Moscou de seu arsenal nuclear, em cumprimento a um acordo com EUA e Rússia, que lhe converte em país sem armas nucleares.
1997 - Morre Georgos Livanos, armador grego e um dos dez homens mais ricos do mundo.
2001 - O príncipe herdeiro do Nepal, Dipendra, assassina seus pais e vários membros da família real antes de cometer suicídio. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário