quinta-feira, 10 de junho de 2010

10 de junho , confira o que se comemora neste dia


Dia da Associação dos Alcoólatras Anônimos

O uso de bebidas alcoólicas é tão antigo quanto a própria Humanidade. Beber moderada e esporadicamente faz parte dos hábitos de diversas sociedades. Determinar o limite entre o beber social, o uso abusivo ou nocivo de álcool e o alcoolismo (síndrome de dependência do álcool) é por vezes difícil, pois esses limites são tênues, variam de pessoa para pessoa e de cultura para cultura. Estima-se que cerca de 10% das mulheres e 20% dos homens façam uso abusivo do álcool; 5% das mulheres e 10% dos homens apresentam a síndrome de dependência do álcool ou alcoolismo.

Dia da Artilharia

Em 10 de junho de 1841, nascia na cidade de Dunquerque - França, o Marechal Emílio Luiz Mallet, Barão de Itapevi. Teve seu batismo de fogo na batalha do Passo do Rosário, durante a Guerra da Cisplatina. Como Capitão, participou das guerras contra Oribe, do Uruguai e Rosas, da Argentina, em 1851 - 1852. Durante a Guerra da Tríplice Aliança comandou o 1º Regimento de Artilharia a Cavalo - "o Boi de Botas", tropa dotada de tal eficiência e rapidez, que foi apelidada de "Artilharia - Revólver". Pressentindo um provável ataque da Cavalaria paraguaia, quando da batalha de Tuiuti, determinou que se construísse um fosso largo e profundo à frente da Artilharia que comandava. Naquela sangrenta batalha, ao proferir a célebre frase, "E eles que venham, por aqui não passam!", já antevia a inexpugnabilidade de sua posição e o êxito que lograria ao repelir o ataque paraguaio. Faleceu no Rio de Janeiro, em 1886. Seus restos mortais repousam, atualmente, no Memorial erigido em sua homenagem, no 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, o "Regimento Mallet", sediado em Santa Maria - RS.

Dia da Língua Portuguesa

A Língua Portuguesa está espalhada por alguns continentes, como Europa, América Latina, África e Ásia. Isso se deve à política expansionista de Portugal, nos séculos XV e XVI, levando para as colônias essa língua tão rica, que se misturou a hábitos e crenças diversas e acabou sendo enriquecida com novas variedades regionais. Sua origem está no latim, que os romanos introduziram na Lusitânia, região norte da Península Ibérica, a partir de 218 a.C.. Após a invasão romana da Península Ibérica, todos aqueles povos, com exceção dos bascos, passaram a conviver com o latim, o que deu início ao processo de formação do português, espanhol e galego. Esse movimento de homogeneização cultural, lingüística e política foi denominado de romanização. Até o século IX, a língua falada era o romance, uma espécie de estágio intermediário entre o latim vulgar e as modernas línguas latinas, como português, espanhol e frânces. Essa fase é considerada como pré-história da língua. Do século IX ao XII, encontram-se registros de alguns termos portugueses em


Dia da Raça.

Hoje é o Dia da Raça.

Dia de Camões

Oficialmente Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas. A data do falecimento de Luís Vaz de Camões em 1580 é utilizada para relembrar os feitos passados.

Dia do Pastor

A comemoração do "Dia do Pastor" é dedicada aos pastores, nome comum entre as igrejas protestantes para os líderes religiosos. É o Dia do Pastor, indivíduo que busca acima de tudo trabalhar pela causa do Reino de Deus, conduzindo sua vida na tarefa de anunciar o evangelho de Jesus, a saber, a notícia de que há completo e suficiente perdão para todos os pecadores que confessam sua culpa e tomam para si a graça divina. E, para o pastor, o grande exemplo é Cristo, perfeito e sublime pastor dos pastores, que andava no mundo atento às necessidades humanas.

Alguns fatos históricos ocorridos neste dia:

1521 - Os índios destróem as Missões de Cumaná, em Venezuela.
1539 - O conquistador espanhol Hernando de Soto desembarca na baía do Espírito Santo, nos Estados Unidos, com 600 homens.
1770 - O governador de Buenos Aires Bucarell ordena que os ocupantes britânicos das ilhas Malvinas desocupem o local.
1776 - O Congreso de Filadélfia aprova a Declaração de Independência dos estados da união.
1816 - O patriota colombiano José María Carbonell é fusilado em Bogotá.
1829 - O governador das Províncias Unidas do Rio de la Plata cria o Comando Política e Militar das Ilhas Malvinas.
1834 - O presidente Luis José de Orbegozo promulga a quarta Constituição do Peru.
1901 - O Parlamento da Bélgica decide aprovar a anexação do Congo.
1921 - Nasce Felipe Mountbatten, duque de Edimburgo, esposo da Rainha da Inglaterra.
1922 - Nasce Judy Garland, cantora e atriz norte-americana.
1907 - Auguste Lumiére apresenta a fotografia colorida em Paris.
1924 - Giacomo Matteotti, deputado e secretário geral do Partido Socialista Italiano, é seqüestrado e assassinato por um bando fascista.
1933 - Brasil, México e Venezuela retomam suas relações diplomáticas.
1944 - A bomba V-1 alemã é lançada sobre a cidade de Londres.
1945 - José Luis Bustamante Rivero é eleito presidente do Peru.
1953 - A URSS renuncia suas reivindicações sobre os estreitos turcos de Bósforo e Dardanelos.
1959 - A China e a URSS firmam um acordo nuclear.
1967 - Termina a Guerra dos Seis Dias. Israel se apodera do territorio egípcio situado ao leste do Canal de Suéz, derrota o exército da Jordânia e ocupa a península de Sinaí.
1972 - O presidente chileno, Salvador Allende, nacionaliza o Banco do Chile.
1977 - Delegados de 130 países firmam um tratado, em Genebra, para aumentar a proteção da população civil em caso de guerra.
1985 - Israel retira suas tropas do Líbano.
1989 - Morre George Wells Beadle, cientista norte-americano, vencedor do Prêmio Nobel de Medicina em 1958.
1999 - A OTAN anuncia o fim dos bombardeios contra a Iugoslávia, após 79 dias de ataques. A ONU autoriza o movimento da força internacional para Kosovo e a criação de uma administração interina para o territorio.
2000 - Morre Hafez el Asad, presidente da Síria. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário