sexta-feira, 11 de junho de 2010

11 de junho , confira o que se comemora neste dia


Dia do Educador Sanitário


Profissional de importância num crítico momento em que já deveríamos evitar doençãs por precauções banais, e que ainda existem, graças à negligência (do povo e do governo), falta de interesse e iniciativa (do povo) e ajuda a passos de formiga (do governo).


Dia da Marinha Brasileira
Até a década de 80 a Marinha do Brasil (MB) tinha uma organização clássica baseada na Marinha dos EUA e da experiência européia, com uma burocracia estatal interna herdada das tradições ibéricas. Ou seja, uma organização burocratizada e lenta, com grande desperdício de recursos e nenhum objetivo geopolítico próprio. Sua esquadra estava organizada em forças básicas, com característica de operação por tipo e unidade de navio e por seu perfil de emprego. Assim, haviam as Forças de Contratorpedeiro, de Fragatas, de Apoio, Submarinos, etc.

Alguns fatos históricos ocorridos neste dia:

1496 - Cristóvão Colombo chega a Cádiz, no retorno de sua segunda viagem para a América.
1580 - Juan de Garay, com alguns oficiais e 60 voluntários, funda a cidade de Trinidad, hoje Buenos Aires.
1762 - Em seu ataque a Cuba, a expedição inglesa toma La Cabaña, um dos fortes mais importantes de Havana. Um ano depois, os ingleses deixaram o local.
1826 - Combate naval de Los Pozos. O almirante argentino Brown, comandando quatro navios, expulsa uma numerosa esquadra brasileira que bloqueava o porto de Buenos Aires.
1864 - Nasce o compositor alemão Richard Strauss.
1903 - O rei Alexandre I da Sérvia e sua esposa são vítimas de um atentado e morrem.
1927 - O aviador Lindbergh é recebido com festa em Nova York. Ele foi o herói do primeiro vôo sem escalas de Nova York a Paris.
1940 - Segunda Guerra Mundial: Grã-Bretanha, Canadá, Austrália e Nova Zelândia declaram guerra à Itália.
1943 - A aviação aliada ataca Düsseldorf (Alemanha).
1949 - Harry Truman, presidente dos EUA, se pronuncia pelo rearmamento na Europa e contra toda redução dos créditos do Plano Marshall.
1950 - O pintor francês Henri Matisse ganha o Grande Prêmio da Bienal de Veneza.
1951 - Em Portugal, é promulgada a lei que converte as colônias em territórios além-mar.
1955 - Tragédia no circuito de Le Mans (França). Um automóvel sai da pista e, após chocar-se com outro, causa a morte de 85 espectadores e deixa 200 pessoas feridas.
1963 - Em Saigon, um sacerdote da seita budista reformada se suicida em protesto contra a política religiosa do governo de Ngo Dihn Diem.
1979 - Morre John Wayne, ator norte-americano de cinema.
1981 - Um terremoto no Irã deixa milhares de mortos e feridos.
1982 - Mais de 800 mil pessoas se manifestam em Nova York em favor da paz.
1986 - O artista irlandês Bob Geldof é nomeado pela rainha da Inglaterra "Cavaleiro da Ordem do Império Britânico" por suas campanhas em favor dos famintos da África.
1987 - Vitória eleitoral do partido conservador no Reino Unido: Margaret Thatcher inicia seu terceiro mandato.
1999 - A cúpula de chefes de Estado da União Européia aprova, na cidade alemã de Colônia, o Pacto de Estabilidade para o Sudeste da Europa, que pretende evitar conflitos nesta região do continente.
2001 - O terrorista Timothy McVeigh é executado pela explosão do prédio Alfred Murrah, em Oklahoma City, em que morreram 168 pessoas em 1995.
2001 - Silvio Berlusconi faz o juramento como primeiro ministro italiano. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário