sábado, 26 de junho de 2010

26 de junho confira as datas comemorativas de hoje


Dia Aviação de Busca e Salvamento

O 2º/10º Grupo de Aviação - Esquadrão Pelicano foi criado em 6 de dezembro de 1957, na Base Aérea de São Paulo, com a missão precípua de realizar as operações de Busca e Salvamento pela Força Aérea Brasileira. Em 1947, foi adaptado um aparelho PBY-5A Catalina para realizar aquelas missões, também conhecidas pela sigla SAR (Search And Rescue), e a especialização necessária às mesmas foi surgindo no âmbito da FAB, até que em 1957 foi criado o Esquadrão Pelicano, congregando-se em uma única unidade a responsabilidade pela sua execução.

Dia do Detetive Particular

Personagem de inúmeras histórias e romances, imaginamos que seja uma profissão utópica; mas ela existe, dentro da mais adequada e limitada realidade.

Dia do Professor de Educação Física

Dos professores de primário e ginásio, o de Educação Física sempre foi o mais popular, devido às diferenças vitais de uma aula sentado numa carteira e outra praticando exercícios físicos ao ar livre.

Dia Internacional do Combate às Drogas

Parece-nos uma batalha cada vez mais complicada, que está a favor do inimigo, verdadeiro inimigo da sociabilidade humana e a destruição de seus lares.

Alguns fatos históricos ocorridos neste dia:

1541 - Assassinato de Francisco Pizarro, conquistador do Peru, na sede do Governo, em Lima, em uma conspiração dos homens de Almagro.
1822 - Bolívar e San Martin decidem em Guayaquil que o primeiro assuma o mando único do exército dos revoltosos.
1824 - Nasce William Thomson, lord Kelvin, físico inglês.
1892 - Nasce Pearl S. Buck, escritora norte-americana, Prêmio Nobel 1938.
1904 - Nasce Peter Lorre, ator de cinema norte-americano.
1908 - Nasce Salvador Allende, ex-presidente do Chile.
1917 - Primeira Guerra Mundial: desembarcam as primeiras tropas norte-americanas em Saint Nazaire (França).
1935 - O governo italiano decide intervir na Abissínia, alegando seu direito a civilizar os habitantes deste país.
1941 - Segunda Guerra Mundial: Finlândia declara guerra à URSS.
1945 - Representantes de 50 países assinam a Carta de São Francisco, criando a ONU, para manter a paz internacional.
1945 - Os japoneses admitem a perda da ilha de Okinawa.
1947 - Conferência em Paris entre a URSS, Grã-Bretanha e França sobre o Plano Marshall de ajuda norte-americana para a reconstrução da Europa.
1956 - Fidel Castro é detido no México com outros 20 membros do Movimento 26 de Julho.
1959 - Cuba rompe relações diplomáticas com a República Dominicana.
1969 - San Salvador rompe suas relações diplomáticas com Honduras, devido às provocações aos salvadorenhos residentes em Honduras, após a perda de uma partida de futebol.
1971 - Nasce Massimiliano Biaggi, motociclista italiano.
1974 - O general Augusto Pinochet assume os poderes presidenciais no Chile, nove meses depois das forças armadas derrubarem o governo de Allende.
1975 - O presidente colombiano López Michelsen decreta o estado de sítio no país para combater os ataques guerrilheiros e a onda de seqüestros.
1986 - Os irlandeses que se opunham ao divórcio ganham em referéndum dos partidários da legalização.
1990 - A Comunidade Européia decide em Dublin prestar ajuda financeira a URSS, para apoiar a reforma econômica de Michail Gorbachov.
1994 - Um milhão de homossexuais recordam em diferentes países o vigésimo quinto aniversário do incidente de Stonewall, que marcou o início do movimento gay.
1996 - Sessenta e uma pessoas morrem e 100 ficam feridas devido a uma grande quantidade de foguetes lançados sobre Kabul pela facção islâmica Taliban.
1999 - A União Européia, o Mercosul e o Chile chegam a um consenso na Cúpula do Rio de Janeiro sobre a declaração que estabelece as bases para a criação de uma zona de livre comércio.
1999 - O líder da resistência do Timor Leste e Prêmio Nobel da Paz 1996, José Ramos Horta, regressa a Jacarta pela primeira vez desde que, em 1975, a Indonésia ocupou a ex-colônia portuguesa.
2000 - O Vaticano revela que o terceiro segredo de Fátima se referia ao atentado ao Papa, à luta do comunismo contra a Igreja e ao sofrimento dos cristãos no século XX.
2001 - O Mercosul e a União Européia ratificam um Memorando de Entendimento que define a cooperação entre ambos os blocos para os próximos seis anos. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário