terça-feira, 20 de julho de 2010

20 de julho


Dia Internacional da Amizade

O Dia da Amizade (20 de julho) criado nos Estados Unidos como data filantrópica para ajudar entidades carentes. O Dia do Amigo foi criado em 18 de abril de 1989 pela médica, escritora e bióloga (geneticista) Kleyde Mendes Lopes. Patenteado sob processo no 821860615 foi reconhecido pela M&M (meio e mensagens como data promocional, página A101) e, nos Estados Unidos onde a criadora foi biografada no Who Is Who in the World (Quem é Quem no Mundo) na página 1769 da edição 2001.


Dia do Revendedor de Petróleo e Derivados

O petróleo atualmente é um dos mais importantes itens de negociação do sistema financeiro. Só esperamos um preço mais condizente com nosso poder aquisitivo.

Dia Mundial do Amigo

Amigo - Que é ligado a outro por laços de amizade. Em que há amizade. Amizade - Sentimento fiel de afeição, simpatia, estima ou ternura entre pessoas que geralmente não são ligadas por laços de família ou atração sexual. (Dicionário Aurélio) Quem é ou tem um amigo ou traz no peito esse sentimento nobre, sabe que a amizade vai muito além da definição de um dicionário. A amizade é uma espécie de amor fraterno que, quando verdadeiro, só deseja uma única coisa em relação ao amigo: vê-lo feliz. Vê-lo realizar seus sonhos, desenvolver seus potenciais, alcançar suas metas. E tem como base a troca - de experiências, de anseios, de vida - envolto num clima de fidelidade, confiança e respeito mútuo. Respeito, inclusive, pelos defeitos, por aquilo que, se não podemos mudar, ao menos podemos relevar e ajudar no que for possível. Amigo, afinal, é para todas as horas, tristes ou felizes, com grana ou sem grana, para a aventura ou para o tédio. Feliz Dia da Amizade! "Amigo é coisa pra se guardar/ do lado esquerdo do peito/ dentro do coração/ Assim falava a canção/ que na América ouvi" nos canta emocionado e com boca trêmula nosso querido Milton Nascimento. Ele sabe que amigo é coisa séria.

Dia Pan-americano do Engenheiro

Ao menos na América, a classe dos profissionais de engenharia (de um modo generalizado) são homenageados.

Alguns fatos históricos ocorridos neste dia:

1304 - Nasce Francesco Petrarca, poeta renascentista italiano.
1807 - O engenheiro norte-americano Robert Fulton realiza no porto de Nova York o primeiro teste com um barco a vapor.
1810 - Uma junta rebelde depõe o vice-rei da Colômbia, Antonio Amar y Borbón, e toma o poder em Bogotá, em nome de Fernando VII. O fato dá início ao movimento emancipador do país.
1861 - Primeira grande batalha da Guerra da Secessão norte-americana, junto ao arroio Bull Rum, no Estado da Virgínia.
1873 - Nasce Alberto Santos Dumont, brasileiro precursor da aviação aérea.
1897 - Fundação da Academia Brasileira de Letras, primeira deste tipo criada na América do Sul.
1900 - O conde Ferdinand Zeppelin realiza o primeiro vôo a bordo do dirigível que levou seu nome.
1903 - Morre o Papa Leão XIII.
1919 - Primeira Guerra Mundial: os aliados entregam as condições de paz à delegação germano-austriaca em Saint Germain.
1922 - Fechamento da Conferência de Haia sobre o problema das reparações de guerra devidas pela Alemanha.
1923 - Morre assassinado a tiros o general Pancho Villa, na cidade de Parral, no estado mexicano de Chihuahua.
1937 - Morre Guilhermo Marconi, engenheiro italiano, Prêmio Nobel 1909.
1944 - Fracassa o atentado contra Hitler na sede do Estado Maior em Rastenburg, cometido por oficiais da resistência antinazista, comandados por Claus Graf Schenk.
1945 - Morre Paul Valery, escritor francês.
1946 - O presidente da Bolívia, general Gualberto Villaroel, é deposto e assassinado em La Paz durante uma revolta popular.
1947 - Nasce Carlos Santana, guitarrista mexicano.
1948 - Syngman Rhee é nomeado presidente da Coréia do Sul.
1969 - O homem pisa pela primeira vez na Lua. O módulo de exploração lunar "Eagle", que fazia parte da nave Apolo XI, pousa sobre a Lua às 15h17 (hora em Houston, EUA). Às 22h56, Neil Armstrong pisa na superfície lunar e, pouco depois, Edwin Aldrin também caminha na Lua, enquanto Michael Collins permanece na nave.
1973 - Nasce Haakon Magnus, Príncipe Herdeiro da Noruega.
1974 - Tropas turcas invadem o Chipre, em resposta ao golpe de Estado, cinco dias antes, de oficiais gregos da Guarda Nacional.
1976 - Roberto Mario Santucho, chefe máximo da organização guerrilheira argentina ERP, morre em cerco policial em Villa Martelli (Buenos Aires).
1979 - A Junta de Reconstrução Nacional Nicaragüense chega à Manágua e assume o poder, após a derrota definitiva da Guarda Nacional de Anastasio Somoza pelas tropas da Frente Sandinista de Libertação Nacional.
1984 - O governo peruano direciona suas tropas armadas para a luta contra o grupo terrorista Sendero Luminoso.
1990 - Sadam Hussein, presidente do Iraque, solicita apoio ao mundo árabe contra o Kuwait e os Emirados Árabes Unidos.
1994 - Morre Paul Devaux, pintor belga.
1996 - Cerimônia inaugural dos Jogos Olímpicos de Atlanta (EUA). Comemoração de um século de olimpíadas.
2001 - Começa em Gênova a Cúpula dos G-8, com a morte de um ativista por disparos da polícia, em meio a graves incidentes no protesto antiglobalização. O perdão de 53 milhões de dólares de dívida e a criação do Fundo Mundial da AIDS e da Saúde são estabelecidos. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário