domingo, 25 de julho de 2010

25 de julho um dia que se comemora muita coisa

Dia do Carreteiro


Parece-nos que hoje é o dia dos profissionais da direção; esse espaço presta uma humilde homenagem ao motorista das grandes cargas, o carreteiro.

Dia do Escritor

Todos nós somos escritores, inconscientemente ou não; mas há aqueles que têm o dom da escrita, e a homenagem do dia vai para vocês, claro!

Dia do Motorista

Tal qual o taxista, o motorista trabalha do mesmo modo que seu colega, porém como funcionário fixo.

Dia do Taxista

Profissional que atua como verdadeiro bombeiro, sendo requisitado nas horas mais apertadas.

Dia dos Viajantes

Acompanhando a odisséia dos profissionais de veículos, hoje trata-se também de seus parceiros caronistas, os andarilhos em busca de aventuras e conhecimento.

Alguns fatos históricos ocorridos neste dia:

1567 - Diego de Losada funda a cidade de Santiago de León de Caracas, atual capital da Venezuela.

1868 - Tomada da fortaleza de Humaitá, na guerra do Paraguai.
1898 - Guerra dos Estados Unidos contra a Espanha: tropas norte-americanas desembarcam em Guanica (Porto Rico) e se apoderam de toda a ilha.
1901 - Tem início nas Filipinas uma revolta contra os Estados Unidos, comandada por Emilio Aguinaldo, partidário da independência do país.
1909 - O francês Louis Blériot consegue ser o primeiro piloto a voar os 33 quilômetros de distância entre a França e a Grã-Bretanha, através do Canal da Mancha. Seu avião era o Blériot XI, de fabricação própria.
1934 - Nazistas que queriam a unificação entre a Áustria e a Alemanha assassinam o chanceler austríaco Engelbert Dollfuss.
1943 - Mussolini é derrubado do poder e preso junto com seus colaboradores, após o desembarque aliado na Sicília.
1951 - Entra em vigor uma nova constituição em Porto Rico, que adquire a condição de "Estado livre associado" dos EUA.
1956 - O transatlântico italiano "Andrea Doria" afunda após chocar-se com o barco sueco "Stockholm". Cinqüenta passageiros morrem.
1957 - Proclamação da República na Tunísia, após 250 anos de monarquia.
1962 - Os representantes dos 14 países que participam em Genebra da Conferência de Desarme aprovam a neutralidade de Laos.
1966 - Uma bomba explode no aeroporto de Recife, onde pousaria o avião do marechal Costa e Silva, candidato à sucessão do presidente Castello Branco.
1978 - A seleção argentina ganha o Campeonato Mundial de Futebol.
1978 - Nasce o primeiro "bebê de proveta", a menina Louise Brown, em um hospital britânico.
1979 - Israel devolve para o Egito seis mil hectares da península do Sinai.
1984 - A cosmonauta soviética Svetlana Savitskaya torna-se a primeira mulher a "caminhar no espaço".
1984 - Morre José Mauro de Vasconcelos, escritor brasileiro.
1991 - O governo da Guatemala e a guerrilha assinam em Querétaro (México) um acordo para garantir a democratização do país.
1994 - O Rei Hussein, da Jordânia, e o primeiro ministro israelense, Yitzhak Rabin, firmam em Washington uma histórica reconciliação, que põe fim a 46 anos de guerra.
1999 - Grande vitória do Polo Patriótico, coalizão de partidos que apóia o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, nas eleições da Assembléia Nacional Constituinte.
2000 - A Corte Suprema do Chile não aceita os exames médicos pedidos pela dRedação Terrasa de Pinochet, no processo sobre sua imunidade parlamentar.
2000 - Morrem 113 pessoas nas imediações do aeroporto parisiense Roissy-Charles De Gaulle, após a explosão de um Concorde de Air France contra um pequeno hotel.
2001 - O Congresso dos EUA aprova um projeto para a retirada das restrições às viagens de norte-americanos a Cuba. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário