sábado, 3 de julho de 2010

3 de julho


Dia do Algodão

O algodão é uma das principais lavouras no Brasil e no mundo sendo, no Brasil, um dos produtos agrícolas que mais contribuem no PIB do País. No final da década de 90 e início do novo século, a área cultivada cresceu, em várias regiões do país, onde se produz algodão de qualidade superior ao que era tradicionalmente cultivado no Brasil.


Dia do Juiz de Paz

Profissional responsável, dentre outras funções de seu setor judiciário, do famoso casamento civil, com assinatura dos noivos e tudo o mais.

Dia dos Incrédulos

Talvez haja bons motivos, dependendo do assunto, para eles, mas esse adjetivo ora soa como uma reserva de moral conservadora, ora como um vitupério.

Alguns fatos históricos ocorridos neste dia:

1573 - Fundação da cidade de Córdoba (Argentina) pelo governador Jerónimo Luis de Cabrera.
1775 - Guerra da Independência dos EUA: o general George Washington toma o comando das tropas que se revoltaram contra a Inglaterra.
1808 - Napoleão Bonaparte cede os reinos da Espanha e das Índias a seu irmão José Bonaparte.
1812 - É revelada em Buenos Aires a conspiração de Martín de Alzaga contra a Revolução de Maio. Ele foi fuzilado dois dias depois.
1832 - O general Juan Antonio Lavalleja lidera uma revolução no Uruguai contra o governo de Fructuoso Rivera. A revolta fracassou.
1839 - Nasce John RockRedação Terraller, magnata norte-americano do petróleo.
1883 - Nasce Franz Kafka, escritor checo.
1898 - A Espanha perde Cuba depois que uma esquadra norte-americana derrota a esquadra do almirante Cervera na baía de Santiago.
1899 - Morre Johan Strauss, compositor austríaco.
1905 - O Parlamento francês ratifica a lei de separação entre o Estado e a Igreja.
1928 - A primeira retransmissão de TV em cores em Londres é realizada por J.L. Baird.
1933 - Os judeus são excluídos de funções públicas na Alemanha.
1944 - Segunda Guerra Mundial: tropas norte-americanas e francesas ocupam a cidade italiana de Siena.
1946 - Estréia em Paris o filme Cidadão Kane, de Orson Welles.
1962 - A Argélia se proclama República independente.
1965 - O presidente norte-americano Andrew Johnson ordena a retirada de 1,4 mil pára-quedistas da República Dominicana.
1972 - Índia e Paquistão firmam um tratado de paz que resolve, temporariamente, as hostilidades entre os dois países.
1978 - É assinado o tratado de cooperação amazônica entre Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.
1986 - O governo colombiano declara estado de emergência em várias zonas do país, após as chuvas torrenciais que causaram 23 mortes.
1987 - Dezoito mexicanos morrem asfixiados em um vagão de carga na estação de El Paso (Texas) quando tentavam entrar clandestinamente nos EUA.
1988 - A Armada norte-americana derruba por erro um Airbus civil iraniano. Morrem 290 passageiros.
2000 - O Conselho Central da OLP concorda em proclamar o Estado Palestino em 13 de setembro em todos os territórios ocupados por Israel desde 1967, incluindo Jerusalém.
2001 - Um motim na prisão Modelo de Bogotá (Colômbia) acaba com dez presos mortos. O governo declara o estado de "emergência carcerária" durante 90 dias.
2001 - O primeiro coração artificial foi implantado com êxito nos Estados Unidos. O mecanismo era totalmente autônomo, fabricado com titânio e poliuterano, pesava um quilo e funcionava com bateria portátil. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário