terça-feira, 3 de agosto de 2010

03 de agosto - Dia do tintureiro e do capoeirista


Dia do Tintureiro

Dia 3 de agosto é dia de Santa Lídia, padroeira dos tintureiros, os precursores dos lavandeiros. Santa Lídia foi uma das primeiras cristãs na Europa. Judia, comerciante de púrpura, ela converteu-se ao cristianismo batizada por São Paulo. Sua cidade, Tiatira, na Ásia, tornou-se notável em razão dos famosos tecidos de púrpura. A púrpura é uma matéria corante vermelho-escura usada antigamente para tingir tecidos, era símbolo de nobreza e riqueza. Acredita-se que foi descoberta por acaso, talvez por causa de uma mancha acidental. Parabéns, portanto, aos lavandeiros, os tintureiros da atualidade.

Dia do Capoeirista

Luta de defesa pessoal reconhecida ao mesmo tempo como dança. A capoeira é tipicamente brasileira, tendo surgido entre os escravos negros provenientes de Angola na época colonial. Desenvolve-se mais notadamente na Bahia, onde os movimentos de ataque e defesa com o corpo, ágeis e variados, passam a ser executados ao som de berimbau. Identificada, por muitos anos, como "arte de criminosos", sua prática era clandestina e chega a ser punida com dois a seis meses de prisão pelo Código Penal de 1890.


1492 - Zarpa de Palos de Moguer a frota comandada por Cristóvão Colombo, composta pelas três caravelas ("Pinta", "Nina" e "Santa Maria"). Esta viagem culminou com o descobrimento da América.
1500 - Assassinato de Alfonso de Nápoles, marido de Lucrecia Borges.
1589 - Enrique de Navarra é coroado rei da França, após o assassinato de Enrique III.
1645 - Dia da batalha do Monte das Tabocas (Guerra Holandesa).
1680 - O duque Leopoldo da Áustria sitia a fortaleza do ducado de Julich, em nome do Santo Império Romano.
1767 - Tropas da Birmânia invadem o Sião (atual Tailândia).
1881 - Tropas britânicas ocupam a cidade de Suez.
1902 - Nascimento de um dos maiores nomes do samba brasileiro e fundador da Estação Primeira de Mangueira, Carlos Cachaça.
1906 - Um tratado entre os governos britânico e chinês é assinado em Pequim, estabelecendo que ambos os países se comprometem a respeitar a independência do Tibet.
1908 - Nascimento do ex-presidente brasileiro Ernesto Geisel.
1912 - A Turquia concede uma autonomia limitada à Albânia.
1914 - França, Bélgica e Grã-Bretanha declaram guerra à Alemanha, dando início à Primeira Guerra Mundial.
1922 - A Rádio WGY de Nova York leva ao ar a peça "O Lobo", de Eugen Walter. Esta foi a primeira transmissão de uma peça radiofônica.
1924 - Morre Joseph Conrad, escritor britânico.
1940 - Segunda Guerra Mundial: tropas italianas iniciam a conquista da Somália inglesa.
1940 - A URSS anexa os estados Bálticos.
1940 - Nasce Martin Sheen, ator norte-americano.
1944 - As tropas aliadas libertam Bruxelas.
1947 - Holandeses e indonésios aceitam o cessar-fogo na Indonésia, após pedido da ONU.
1952 - Fim dos Jogos Olímpicos de Helsinki, nos quais a URSS participa, como União, pela primeira vez, após a participação como Rússia há 40 anos.
1954 - Morre Gabrielle Claudine Colette, escritora francesa.
1957 - Proclamação da independência da Malásia.
1958 - O submarino Nautilus, dos Estados Unidos, propulsionado por combustível atômico, realiza a primeira navegação na história abaixo da camada de gelo do Pólo Norte.
1966 - Morre René Schick, presidente da Nicarágua.
1967 - A Venezuela se incorpora à Associação Latino-Americana de Livre Comércio.
1969 - Sangrentos conflitos em Belfast, que duram 16 dias.
1975 - Um avião comercial fretado cai em Agadir, Marrocos, e 188 pessoas morrem.
1977 - Morrem 150 mineiros na explosão de uma mina em Moçambique.
1977 - A escritora Rachel de Queiroz é a primeira mulher eleita para a Academia Brasileira de Letras.
1979 - Golpe de Estado militar em Guiné Equatorial contra o presidente Macías, cometido por seu sobrinho e ministro de Defesa, Teodoro Obiang Nguema.
1980 - Fim dos Jogos Olímpicos de Moscou, boicotados pelos Estados Unidos e por um amplo grupo de países ocidentais, em protesto pela invasão soviética ao Afeganistão.
1981 - Um golpe militar derruba o presidente da Bolívia, general Luis García Meza, substituído por uma Junta Militar presidida pelo general Celso Torrelio.
1984 - Primeira greve geral na Argentina contra o governo do presidente Raúl Alfonsín.
1985 - Morrem 130 dos 160 ocupantes de um avião que explodiu no aeroporto de Dallas (EUA).
1987 - Forças navais iranianas iniciam as manobras "Martirio", que eram ataques suicidas contra navios civis ou militares no Golfo Pérsico.
1988 - O fim da censura e da tortura, além da liberdade de expressão intelectual e de imprensa no Brasil, é aprovado pela Assembléia Nacional Constituinte.
1989 - Alí Akbar Hashemi Rafsanyani torna-se presidente do Irã.
1992 - Os presidentes da Rússia e da Ucrânia concordam em colocar a frota do Mar Negro sob comando conjunto.
1994 - O Parlamento israelense aprova o acordo realizado em Washington no dia 26 de julho deste ano, no qual Israel e Jordânia põem fim a 46 anos de estado de guerra.
1994 - Terroristas islâmicos, vestidos como agentes policiais, matam a tiros três guardas militares franceses e dois funcionários consulares quando tentavam colocar uma bomba no complexo diplomático em Argel.
1996 - Atentado terrorista no metrô de Paris.
1996 - A seleção masculina de futebol da Nigéria derrota a Argentina e ganha a medalha de ouro na Olimpíada de Atlanta. Esta foi a maior premiação no futebol alcançada por um país africano.
1996 - Depois de 20 anos de carreira, o cestinha Oscar Schmidt faz seu último jogo oficial pela seleção brasileira de basquete. A equipe brasileira perde para a Grécia por 91 a 72.
1997 - O aiatolá Ali Jamenei, máximo líder espiritual do Irã, confirma no comando do Estado o presidente eleito, Mohamed Jatamí.
1997 - Morre o escritor William Burroughs, criador de "Tarzan".
1998 - Morre Alfred Schnittle, compositor russo.
2000 - A União Européia inicia a discussão de um caso contra a empresa norte-americana Microsoft, alegando que a companhia aplicava uma discriminação na concessão de licenças e negava-se a fornecer informações essenciais sobre seu sistema operacional Windows.
2001 - O Fundo Monetário Internacional anuncia que emprestará 1,2 milhões de dólares à Argentina e ampliará a linha de crédito de 1,5 bilhões ao Brasil, para evitar que os problemas econômicos dessas nações se propaguem na América Latina.
2001 - O gigante norte-americano Citigroup compra a maioria do capital da Banamex-Accival (Banacci) e se torna o grupo financeiro mais importante do México. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário