sexta-feira, 20 de agosto de 2010

20 de agosto - Dia do vizinho e do maçon

Dia do Vizinho

O Dia do Vizinho: Que acha você ?
Realmente, vivemos dias de muita insegurança - física e patrimonial. Só se pensa em instalação de câmara de vídeo, agentes de vigilância, guaritas de segurança, automóveis blindados e outras coisas do gênero.
Acontece, porém, que ninguém conhece o seu vizinho de porta. Você conhece os moradores do seu prédio ou da sua rua? Reconhece-os no shopping?
Dia do Maçom

Desde a mais remota antiguidade, os homens criaram os "dias de homenagem" para aquelas coisas que fossem muito importante para o grupo social ou comunidades da qual fazem parte. Do passado distante, guardamos os ecos, que são lembranças nem sempre claras do sentido original e primitivo da homenagem. Por exemplo, nos solísticios e nos equinócios, cultos agrários à natureza, ao sol e a vida, o cristianismo foi buscar as festas de São João. E o Natal, simbolizando o dia do nascimento do Cristo. A sociedade moderna muito tem aumentado o numero dos "dias de homenagem". Para cada dia do calendário há pelo menos um santo padroeiro, datas nacionais. Homenageiam-se os parentes, as profissões, as pessoas vivas e as pessoas mortas. Nesses "dias de homenagem", sejam festivos, cívicos ou religiosos, costumamos enaltecer ao objeto da homenagem. É costume nessas datas que as homenagens valorizem as características e aos méritos dos homenageados. Assim, a figura do pai, o amor à mãe, o respeito aos mortos, a grandeza da pátria, as qualidades de uma profissão ou de uma associação. Assim tem sido como o Dia do Maçom, onde a grandeza da instituição e a alegria dela participar tem sido a tônica das comemorações nas Lojas. Aliás, homenagens demais singelas para uma ordem que os próprios maçons intitulam "a Sublime Instituição". Entretanto,porque no Brasil "os filhos da viúva"escolheram precisamente essa data como o "seu dia"? Necessariamente, por si só, ela há de ser uma data muito importante na ordem das coisas. Afinal, os maçons elegeram o 20 de Agosto, pinçado entre os demais 365 dias de um determinado ano do século XIX. E os maçons brasileiros, tão pródigos em escrever e comentar sobre a grandeza da maçonaria na Europa, nos Estados Unidos, nos demais países das Américas, no mundo, quase sempre silenciam sobre o significado do dia 20 de Agosto. Fonte: http://www.estreladalapa7.com.br/dia_do_macom.htm

Alguns fatos históricos ocorridos neste dia:

1572 - Morre Miguel López de Legazpi, conquistador das Filipinas.
1739 - Carta real de criação do vice-reino de Santa Fé, ou Granada, que compreendia os territórios das atuais Repúblicas da Venezuela, Colômbia e Equador.
1778 - Nasce Bernardo O'Higgins, herói da independência do Chile.
1803 - Inauguração em Santa Fé de Bogotá do primeiro observatório astronômico da América espanhola.
1820 - Zarpa do porto de Valparaíso a expedição militar comandada pelo general San Martín, que conquistaria a independência do Peru.
1823 - Morre o papa Pio VII. Na mesma data, no ano de 1914, morreu Pio X.
1854 - Morre F.W. Joseph Schelling, filósofo alemão.
1901 - Nasce Salvatore Quasimodo, poeta italiano, Prêmio Nobel de 1959.
1904 - El Salvador, Honduras e Nicarágua firmam um acordo através do qual se comprometem a manter a paz na América Central.
1906 - Conspiração em Havana contra o presidente Tomás Estrada Palma, o que provoca uma nova intervenção dos EUA em Cuba.
1913 - O 20° Congresso da Paz é inaugurado em Rotterdam (Holanda), com a participação de 950 pessoas.
1917 - Morre Adolf von Baeyer, químico alemão, Prêmio Nobel de 1905.
1935 - O exército impede que o presidente do Equador, José María Velasco Ibarra, se torne ditador e o substitui por Antonio Pons.
1940 - O revolucionário comunista russo Leon Trotsky, aos 60 anos, é assassinado no México por agentes de Josef Stalin, ex-companheiro e então ditador da União Soviética.
1941 - Nasce Slobodan Milosevic, ex-presidente iugoslavo.
1944 - II Guerra Mundial: o general Petain é preso pelos alemães e conduzido a Belfort.
1949 - Peru rompe relações diplomáticas com Cuba.
1968 - Tropas soviéticas do Pacto de Varsóvia invadem a Tchecoslováquia durante a noite e põem fim à "Primavera de Praga".
1969 - O furacão "Camille" assola a costa sul dos EUA, deixando mais de 190 mortos.
1973 - Graves inundações na Índia e no Paquistão provocam a morte de 17 mil pessoas.
1976 - Os cadáveres de 46 supostos guerrilheiros aparecem nos arredores de Buenos Aires. Os homens teriam sido executados em represália à morte de um militar.
1977 - A nave americana Voyager II é lançada para explorar outros planetas. Antes de sair do sistema solar, ela passa por Júpiter, Saturno, Urano e Mercúrio.
1980 - O estado de emergência é declarado em Lima (Peru), devido a uma nova campanha dos guerrilheiros do Sendero Luminoso.
1985 - Quarenta militares da Força Aérea Brasileira são denunciados por contrabando de produtos eletrônicos. Eles eram trazidos dos Estados Unidos em aviões da Aeronáutica.
1990 - O presidente Saddam Hussein declara o Kuwait como província iraquiana e ordena o fechamento de todas as embaixadas ocidentais no emirado.
1991 - Uma multidão protesta contra o golpe que derrubou o líder soviético Mikhail Gorbachev por um dia. O povo abraçou o prédio do Parlamento com bandeiras da Rússia.
1994 - Morre Linus Pauling, cientista norte-americano, Prêmio Nobel de Química de 1954 e da Paz de 1962.
2000 - O poeta peruano César Calvo, um dos mais importantes da "Geração de sessenta", morre em Lima aos 60 anos de idade. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário